Você já se sentiu agoniado por saber de alguma questão importante para a vida estudantil ou artística e não soube como lidar com a informação ou situação, por se sentir sozinho ou pequeno para poder transformar esta questão? Seus problemas se acabaram-se!! Sabe por quê?
No dia 16 de abril de 2010, a chapa ECOAR assumiu o Grêmio Estudantil Renato Viana.
Como ponto de partida desta comissão, foram sugeridas 3 iniciativas a serem buscadas pela chapa:
No dia 16 de abril de 2010, a chapa ECOAR assumiu o Grêmio Estudantil Renato Viana.
Como ponto de partida desta comissão, foram sugeridas 3 iniciativas a serem buscadas pela chapa:
- Promover um Festival Interno, com apresentações de provas (p1, p2), esquetes, e o que mais for possível, por estudantes da escola;
- Iniciar o movimento para a fundação de uma Associação de Amigos da Martins Pena, para angariar fundos para atividades estudantis e para a montagem final;
- Pedir para os organizadores da escola um Regimento interno que regule as ações, punições, parâmetros e qualquer atividade dentro da escola.
No dia 19 de abril aconteceu a reunião de apresentação do grêmio com a Direção da Escola, e a chapa já levou suas aspirações e obteu algumas informações a respeito destas iniciativas:
- Existe uma Associação que foi criada anteriormente com o memo propósito, e que não estaria mais vinculada aos objetivos da escola, mas que impediria a criação de uma nova com o mesmo nome e propósito;
- A criação de um Festival Interno é um interesse antigo da escola que certamente obterá apoio da direção e do Colegiado.
- O regimento interno ainda está sendo elaborado pelo colegiado de professores, e enquanto não é finalizado, segue-se o Estatuto da Faetec, e mesmo quando estiver pronto, a ele é subordinado, ao menos enquanto a escola pertencer à Faetec.
Além destas questões, outras tantas foram discutidas, e para dar conta de todas, foi promovida uma nova reunião entre estudantes e grêmio, para relatar e discutir os assuntos tratados com a direção.
A reunião aconteceu dia 27 de abril na sala de espelhos, e foi uma experiência bastante enriquecedora para todos os estudantes, pois pode-se refletir sobre os possíveis caminhos e impedimentos para as realizações almejadas.
A reunião aconteceu dia 27 de abril na sala de espelhos, e foi uma experiência bastante enriquecedora para todos os estudantes, pois pode-se refletir sobre os possíveis caminhos e impedimentos para as realizações almejadas.
Obviamente ainda muita coisa precisa ser feita, e a chapa ECOAR ainda está no processo de organização para a execução das tarefas. Mas é preciso que todos atentem para a mobilização do Grêmio em representar os estudantes e lutar por suas aspirações.
O grêmio não é uma iniciativa isolada dos integrantes da Chapa ECOAR, e sim uma representação do grande coletivo formado pelos estudantes da escola; para que isto aconteça, é preciso que cada aluno se sinta representado pelo grêmio, e contribua de forma ativa para suas questões e ações.
Aqui vão algumas dicas:
Aqui vão algumas dicas:
- A primeira e principal contribuição é estar atento aos comunicados, reuniões e discussões trazidas pelo Grêmio. Mesmo se o assunto for tedioso ou indiferente para você, é preciso estar ciente da discussão, e mesmo opinar contra a importância do assunto, se for o caso. Manter-se alheio é voto branco, e isso significa aceitar as ações acatadas pela maioria que se apresentou ou se posicionou sobre tais questões.
- A segunda maneira é se mobilizar para as lutas - o grêmio nao pode agir sozinho, ele representa um grupo. Logo, o grupo precisa contribuir para que todos se beneficiem das conquistas. De nada adianta se pronunciar a favor e na hora que o grêmio precisar de apoio, manter-se isolado do grupo. Todos são beneficiados, todos devem construir juntos.
- A terceira maneira é COMUNICAR. Uma andorinha só não faz verão. Quanto mais pessoas estiverem atentas, e informarem-se sobre as questões, maior a mobilização, pois mais pessoas estarão juntas realizando ações com um objetivo comum. E mais fácil a realização de idéias e objetivos, que a principio ficam só no papel.
Inclusive não é a toa que a chapa se autodenominou ECOAR. O desejo dessa galera é promover a COMUNICAÇÃO. Isso mesmo, promover ECO, muito ECO!
Nós, artistas, estudantes, Martinianos estamos todos no mesmo barco, e precisamos nos unir para conquistar nossos direitos e expandir nossa atuação profissional, estudantil e cidadã.
A chapa ECOAR é composta por 10 integrantes do corpo discente da escola:
Nós, artistas, estudantes, Martinianos estamos todos no mesmo barco, e precisamos nos unir para conquistar nossos direitos e expandir nossa atuação profissional, estudantil e cidadã.
A chapa ECOAR é composta por 10 integrantes do corpo discente da escola:
Aline Brasilino (etapa 2 tarde)
Anderson Barreto (etapa 3 noite)
Diego Marques (etapa 3 noite)
Hebert Said (etapa 3 noite)
Maíra Baky (etapa 4 noite)
Marcelo Pires (etapa 3 noite)
Nívea Santana (etapa 3 noite)
Ricardo Rocha (etapa 2 noite)
Thais Chilinque (etapa 4 noite)
Victor Leal (etapa 4 noite)
E todos contamos com você!
Tem críticas, dúvidas, sugestões? Procure a gente!
Tem histórias que ninguém acredita, mas você jura que aconteceu? Conta pra gente!
Acha que ler isso tudo é uma perda de um tempo? Explica porque acha isso pra gente, cara a cara!
Mais do que apenas informar, queremos promover o diálogo e a mobilização do alunado para assuntos que nos digam respeito! E para que isto aconteça cada um deve fazer sua parte, certo?
Tem histórias que ninguém acredita, mas você jura que aconteceu? Conta pra gente!
Acha que ler isso tudo é uma perda de um tempo? Explica porque acha isso pra gente, cara a cara!
Mais do que apenas informar, queremos promover o diálogo e a mobilização do alunado para assuntos que nos digam respeito! E para que isto aconteça cada um deve fazer sua parte, certo?
Pois muito bem, gostei bastante de tudo que foi abordado na nossa reunião. Agora pretendo colocar a boca no trombone, e falar de um assunto que interessa a todos.
ResponderExcluirNo mês de março uma produção solicitou à escola (MP) uns vinte alunos para participarem da encenação da Paixão de Cristo, com a oportunidade de ganhar R$ 400,00. Um funcionário da escola encarregou uma colega da minha turma de transmitir esse recado, pedindo para entregarmos um currículo, coisa que nem ela nem aluno algum tem a obrigação de fazer. Ok, poucos da turma ficaram sabendo, mas eu consegui ouvir o recado e preparei o tal currículo e o entreguei em tempo hábil, mas nem sequer chegou a ser enviado à produção. Por fim, as pessoas foram selecionadas,e eu assim como outros excluídos, e ninguém da escola, ou o tal funcionário veio nos dar uma satisfação. Isso me faz pensar que eles elegem quem bem entende para uma oportunidade de trabalho e experiência. Cadê a transparência? Penso que o correto seria anexar a proposta ao mural para que todos tivessem igual oportunidade, ao invés de
privilegiar alguns. E mais, a escola ficou queimada diante da produção, por não enviar o número de alunos solicitados, haja vista que alguns selecionados desistiram de ir.
Uma outra vez, os alunos ganharam entrada franca para uma peça se; não me engano da atriz Marília Pêra; mas foi distribuído entre os funcionários.
Quantas oportunidades mais nós alunos perdemos e vamos continuar a perder?
Não podemos permitir que isso volte a acontecer, ou ficará difícil do nome da Martins Pena ecoar no mercado artístico.
Sobre a peça da Marilia Pera isso iremos verificar.
ResponderExcluirQuanto ao acontecimento da paixão de cristo, realmente foi um ato falho.
Mas pode deixar que iremos estar a par de tudo.
Abraços.
Ricardo Rocha
Não tem nada no Blog sobre nosso sarau!!!
ResponderExcluirVamos divulgar!!