A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena é uma instituição pública de ensino técnico subsequente, subordinada a FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), localizada na cidade do Rio de Janeiro.
Considerada a mais antiga escola de teatro da América Latina em atividade, surgiu em 13 de janeiro de 1908, como resultado do empenho de seu fundador e primeiro diretor, Coelho Neto, durante a gestão de Francisco Marcelino de Sousa Aguiar como prefeito do então Distrito Federal. Coelho Neto dirigiu a escola por 25 anos.
O nome escolhido para a escola homenageia Luís Carlos Martins Pena, teatrólogo considerado precursor da comédia de costumes no teatro brasileiro. Foi criada pelo art. 19 da lei nº. 1167, de 13 de janeiro de 1908, ratificado pelo Doc. nº. 832, de 8 de junho de 1911, e instalada no dia 5 de fevereiro do mesmo ano.
Fundada sem um espaço determinado para abrigá-la, ocupou uma sala emprestada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Instituto de Educação, na Avenida Venezuela e o Teatro João Caetano. O endereço definitivo só veio em 1950 quando a partir de 18 de dezembro a escola passou a funcionar na rua Vinte de Abril, nº. 14, em um solar neoclássico de 1835, tombado pelo IPHAN na década de 1930, onde nasceu o barão do Rio Branco.
Gratuita desde a origem, o objetivo da escola era dar uma revolucionária base teórica e prática aos futuros atores. A grade curricular foi pouco modificada ao longo do tempo e possuía as seguintes matérias: Prosódia portuguesa e Elementos da Estética; Arte de dizer; Arte de representar e caracterização; História e Literatura dramática; Psicologia das paixões: expressão das emoções, mímica; Cenografia e Perspectiva teatral, Indumentária e tecnologia; Exercício de corpo livre, atitude e Esgrima. Algumas destas cadeiras mudaram de nome com o passar dos anos.
Hoje, a Escola Técnica Estadual oferece 30 vagas por ano, sendo uma turma de 15 alunos para o turno da noite e outra para o da tarde, e possui dois teatros, cinco salas de aulas e uma biblioteca que reúne peças e publicações especializadas.